Digital Library

cab1

 
Title:      A GEOGRAFIA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PORTUGAL. REFLEXÃO SOBRE UMA DÉCADA DE ESTATÍSTICAS
Author(s):      Jorge Ferreira
ISBN:      978-989-8533-47-0
Editors:      Mário Dantas, Cristiano Costa, Flávia Maria Santoro e Pedro Isaías
Year:      2015
Edition:      Single
Keywords:      Geografia da sociedade da informação, informação, conhecimento, desenvolvimento do território, Geografia.
Type:      Full Paper
First Page:      59
Last Page:      66
Cover:      cover          
Full Contents:      click to dowload Download
Paper Abstract:      A Geografia da Sociedade da Informação (GSI) é o ramo da Geografia que se debruça sobre o crescente uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), analisando a disseminação da informação (DI) sobre os territórios e de que forma pode ela criar riqueza e gerar desenvolvimento. Numa cadeia de valor acrescido, o desenvolvimento do território será tanto maior, quanto maior for o nível de disseminação atingido pela informação. Assim, o melhor output será sempre aquele que servir de input noutro processo, permitindo atingir ganhos na dinâmica dos sistemas de criação de conhecimento. A Sociedade da Informação e do Conhecimento (SIC) tem evoluído em Portugal de uma forma consistente e os indicadores analisados neste estudo permitiram aferir o percurso informacional. Este trabalho pretende assim: (i) analisar a evolução do país nos últimos 10 anos ao nível de algumas das variáveis que compõem esta geografia; (ii) observar algumas das tendências registadas nas pessoas, nas empresas e em alguns setores como a saúde, a educação e a ciência e; (iii) perspetivar de que forma podem determinar o desenvolvimento do território.
   

Social Media Links

Search

Login