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Title:      A DOMÓTICA COMO SUSTENTABILIDADE E COMODIDADE AOS SEUS USUÁRIOS
Author(s):      Anderson Vinícius Toledo Andrade, Annabell D.R. Tamariz
ISBN:      978-989-8533-03-6
Editors:      Flavia Maria Santoro, Vânia Ribas Ulbricht, José María Gutiérrez e Pedro Isaías
Year:      2011
Edition:      Single
Keywords:      Domótica, Arduíno, automação residencial, hardware livre, rede neural artificial, sustentabilidade
Type:      Poster/Demonstration
First Page:      399
Last Page:      402
Cover:      cover          
Full Contents:      click to dowload Download
Paper Abstract:      O presente projeto tem como objetivo criar, com a utilização do Arduíno, um sistema de domótica para que sejam controlados – via web, ou qualquer outro dispositivo móvel (como celulares, tablets, etc.) ou ainda, através de qualquer outro dispositivo que tenha acesso à internet – os mais diversos equipamentos eletro-eletrônicos como, por exemplo: alarme, televisores, climatizadores, iluminação, cafeteira, etc. Importante é a flexibilidade, onde pode ser utilizados sensores de temperatura. Com esta placa é possível controlar até 18 dispositivos, podendo o sistema ser expandido por meio do acoplamento de mais módulos Arduínos. É de se ressaltar, também, que o projeto não visa apenas trabalhar no controle destes equipamentos, como ligá-los e desligá-los da rede elétrica. Com a sua utilização, é possível reduzir os custos da energia elétrica consumida pelos equipamentos controlados, e aumentar a comodidade e qualidade de vida dos seus usuários em decorrência da automação residencial. Com a finalidade de minimizar os processos meramente repetitivos, o projeto prevê ainda a aplicação de princípios de Redes Neurais Artificiais que assimilará as vontades dos usuários, e as características de uso dos dispositivos ligados à ede elétrica de sua residência. A seguir, é apresentada, de forma geral, a maneira de ser utilizada a placa ARDUINO para controlar qualquer atividade de controle residencial via Web ou dispositivo móvel. Saliente-se que esta placa é constituída de um projeto de hardware com plataforma livre, podendo ser reconfigurável para diversas aplicações na área de robótica com entradas e saídas digitais e analógicas, com uma interface USB que serve para programar o código fonte da aplicação para funcionamento em tempo real.
   

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